Visão Geral


- Aniversário: 14 de dezembro
- Fundação: 14 de dezembro de 1961
- Padroeiro (a):Santa Bárbara
- Gentílio:Barbarense
- Cep: 44150-000
- População: 20883 (estimativa)
- Prefeito (a): ()
-
Índice
História
Dos seus primeiros moradores, conta-se que foram os portugueses a se estabelecer, criando fazendas de gado, contando com a presença de escravos negros, colonos, brancos e pardos, índios e posseiros, emergindo desta convivência a cultura sertaneja.
O território de Santa Bárbara era o povoado de Feira de Santana, com o nome de Freguesia de Santa Bárbara desde 1833, recebendo a denominação de Distrito, através da Constituição Republicana de 1891. Em 1943, um decreto do então presidente Getúlio Vargas eliminou várias cidades e vilas homônimas no Brasil e, como havia muitas cidades com o nome Santa Bárbara, a localidade passou a se chamar-se pelo topônimo de Pacatu. A comunidade não ficou satisfeita com este nome e continuou a utilizar a antiga denominação. No ato da emancipação, possibilitou-se o retorno do seu nome de origem - Santa Bárbara.
O distrito de Santa Bárbara foi administrada por Francisco Valadares em diversas gestões, inclusive por nomeação do presidente Getúlio Vargas, em 1936. Porém anos depois havia a participação de outros líderes no quadro político da vila: João Maia, José Cordeiro, Donato José de Lima, Luis Pereira, Antônio Ferreira de Carvalho, Antônio Araujo e outros. Os administradores eram nomeados pelos prefeitos, por serem intermediários entre eles.
Sua emancipação se deu através do Decreto Estadual nº 1576/61, de 14 de dezembro de 1961, quando foi desmembrada de Feira de Santana, sendo o autor do projeto o então Deputado Estadual Dr. Clodoaldo Campos, sendo o governador da Bahia, Dr. Juracy Montenegro de Magalhães. A assinatura do Decreto se deu no palácio do Governo, estando presentes os seguintes Barbarenses: Ayrton Freitas, Pedro Barreto, Martins Rodrigues, Dr. Carlos Valadares, Elzon Campos, Onésimo Campos, Mário Cunha, Francisco Valadares Filho, Beraldo José de Oliveira e Donato José de Lima.
Em 1962 houve a primeira eleição em Santa Bárbara, seu primeiro prefeito foi Francisco Valadares da Silva, obtendo vitória nas urnas contra o seu opositor Armando Costa.